quinta-feira, 21 de março de 2019

Crônicas do dia a dia - A Artista


- Meninas, Vocês estão convidadas pra assistir a minha peça de teatro! – Disse Flor enquanto gritava dava pulinhos de alegria.
- Serio amiga! – Respondeu Milla. – Não sabia que você atuava.
- Será a minha estreia!
- Pensei que você fosse artista plástica. – Disse Isadora.
- Sou artista! - Flor respondeu orgulhosa. -Tenho veia pra fazer de tudo na arte, incluindo interpretar.
- Não vai levar a gente pra uma roubada Flor, pelo amor! – Resmungou Bela. – A ultima vez que você me convidou pra uma exposição fiquei encharcada na instalação artística do seu amigo.
- Vixe! Não exagera também. A piscina viva era tudo de bom! Precisamos apreciar o diferente. – Flor riu empolgada. -  Vocês vão assistir uma peça no teatro, simples assim. 

No dia da apresentação.

As amigas se preparam para sentar na primeira fila do teatro quando veem Flor.

A artista passa por elas calada, e dá um sorriso singelo.
- A Flor está estranha. Você não achou Isadora? – Pergunta Milla.
- Deve ser nervoso pela estreia.  
- Pareceu mais estar com raiva, que ansiosa. – Milla comenta.
- Fiquem quietas, vai começar a peça.
“A noviça rebelde”

Uma musica começa a tocar e inicia o espetáculo. Os personagens entram um a um em cena. As crianças filhos do tal viúvo, em seguida o viúvo, a empregada... Flor não entra em cena.   
- Eu conheço este cara de algum lugar.  – Sussurra Bela.
- A Flor deve ser a noviça rebelde! – Milla cochicha.
- Também acho! – Comemora Isadora.
A atriz interprete da noviça sobe ao palco, e para a surpresa das meninas, não é a Flor.
Pouco tempo depois Flor entra em cena, e interpreta a namorada do viúvo.

A peça esta rolando... 

- Nossa! – Milla faz uma careta com a língua de fora. – A Flor ta com a fala travada, parece uma estátua amarrada! 
Bela e Isadora se olham espantadas.
- O que é isso! – Bela Cochicha. – A Flor ta horrível nessa cena.

Fim da peça.

Os atores entram para os bastidores. Flor sai pelo palco batendo os pés.

- Flor! – Chama Isadora. - Pensei que ficaria com o pessoal depois do final da peça. 
- Não quero! – Merda pra eles, mas merda de verdade, não a do teatro!
- O que foi?
- Este diretor é um folgado!
- Quem é o diretor? - Diz Isadora.
- O que fez o viúvo! - Flor responde irritada. - Tenho certeza de que ele ta transando com a noviça.

Milla gargalha.

- Mas por que você acha isso?
- Por que o papel da noviça era meu! Eu até ensaiei algumas vezes. Ai depois chegou essa magrela e ele deu o papel pra ela.
- Mas o seu papel também é de destaque. - Diz Isadora.  
- Não! O meu papel se ferra! – Flor cruza os braços. – E não é só por isso, eu já estava ensaiando o papel da noviça, isso é muita sacanagem!
- Não exagera amiga, atrizes precisam lidar com isso de mudanças. – Milla a consola.

Chega o ator que interpretou o viúvo.
- Boa noite a todas. 
Todas respondem num coro.
- Gostaram da peça? - Ele pergunta.  
- Claro! – Isadora sorri.
Bela para e fixa o olhar no homem.
- Eu conheço você. – Ela diz como quem tenta se lembrar de onde.
- Sou ator e trabalho em varias peças. – Ele ri- Se você vem com frequência ao teatro com certeza me viu no palco ou na plateia.
- Não é isso não... – Bela fica pensativa.
A atriz que interpretou a noviça rebelde chega.
- Paulo! – Ela se joga no meio do grupo. – Você esta ai! Preciso falar contigo urgente, e em particular. – Ela sorri e puxa ele. – Licença meninas, mas preciso roubar este homem de vocês!
- Hummmmmm. To entendendo sua cisma amiga. – Milla solta uma gargalhada.
- To te falando!
- Não é bem assim gente, Flor, você esta sendo preconceituosa. – Isadora revira os olhos e cruza os braços. – Você vive defendendo as mulheres serem livres e fazer o que quiserem e já fica acusando a mulher de dormir com o cara pra conseguir um papel!
- Mas isso acontece, não dá pra negar! E seria muita sacanagem a gente se matar pra fazer os testes super complexos, e outra pessoa ganhar o papel por conta de teste do sofá! – Flor fica emburrada.
- Nisso eu concordo com a Flor! – Milla bate palmas.
- Mas peraí! – Grita Isadora e põe a mão na cintura. – Vamos combinar que a interpretação da Flor foi horrível!
- O queeeeeeeeeeee!? - Flor fuzila a amiga com os olhos. 
- É verdade Flor, eu nunca fui mentirosa e não é agora que vou ser! Você não serve pra isso, continua com a outra parte artística em ação porque pra ser atriz não vai dar certo.
- Nossa Isadora, que banho de honestidade! – Flor fecha o cenho. – Vou pegar as minhas coisas e já volto. Depois dessa vou pra casa.
- Eita! Parece que ela ficou triste mesmo. – Milla fala preocupada.
-Você pegou pesado, Isadora. – Resmunga Bela.
- Onde você estava Bela? - Berra Isadora. 
- Eu fui ver uma coisa...
- Meninas, a Flor pode até se chatear comigo por eu ter disto isso, mas eu como amiga preciso falar a verdade. Imagina ela ficar tentando testes e mais testes pra ser atriz, seria uma frustração atrás da outra!
- Pode ser... – Milla fica pensativa. – Mas tem coisas que a gente precisa perceber sozinha.
- Nem tudo! As vezes as amigas podem e devem ajudar, principalmente amigas de verdade. Fiz parte, se não adiantar pelo menos eu fico em paz com minha consciência.
Flor chega apática.
- Vamos embora?
- Que desanimo! – Milla sacudiu a amiga. – Não vamos sair pra comemorar esta noite?
- Comemorar o que? Eu ter que pagar a minha participação na peça com três dos meus melhores trabalhos!
- Agora não to entendendo. Você pagou a sua participação no espetáculo? - Isadora coloca as mãos na cabeça.
- Foi mais uma troca de favores artísticos! - Flor ri sem graça.
- Ahhh sua sem noção! – Isadora se sacode toda. – Você só arrasta a gente pra roubada Flor. Disse que tinha passado no teste!
- Eu não disse nada! Só falei que faria uma estreia. Eu não acho justo ter que pagar por isso, se eu nem fiquei com o papel da noviça, acabou sendo aquela bruaca, só por que ela vinha em todos os ensaios...
- E se dedica a profissão, estuda para ser boa atriz e interprete... – Isadora balança a cabeça.
- Já pegou autografo com sua ídola Isadora? Tirou foto, pediu a mina em casamento? Só não se empolga porque ela já é do viúvo!
- Lembrei! – Grita Bela e levanta as mãos. – Ela não é dele não. – Ela ri alto. – Este cara é gay!
- Babado! Serio? – Milla grita. – Nunca eu ia pensar isso.
- Certeza! Ele namorava um cara que eu conheci através de uma amiga. E ele nem é Bi, é gay mesmo.
- Caramba Flor! – Isadora coloca a mão em seu ombro. – Parece que a noviça não se vendeu pra ter o papel, ao contrario de você que prostituiu as suas obras pra este tonto! – Ela ri. – Não é sempre que a gente ganha minha amiga.
- Agora fiquei triste. – Flor olha para as amigas e fica em silencio. – Vocês acham que eu sou ruim mesmo como atriz, não dá nem pra tentar? - Flor olha pra Isadora. - Você não diz nada, já falou muito hoje!
- Não é muito bom não. – Responde Bela sem graça.
- Se fizer muitos cursos pode ser que melhore amiga. – Milla desvia os olhos da amiga. 
- Mas como artista plástica eu não conheço ninguém tão boa. – Isadora afirma.
- Então bora comemorar!
- A carreira da melhor artista plástica? – Milla grita empolgada.
- Não, a minha carreira relâmpago de atriz!



Texto: Grazy Nazario. 







-


4 comentários:

Gratidão pela participação!

Não é só no circo que tem palhaço

  Flor chega em casa furiosa. Joga a bolsa no sofá, bebe água e olha o celular. Percebe que tem pelo menos dez mensagens. Ignora todas e b...